Na minha dissertação de mestrado, propus o conceito de "estética da precariedade", uma estética permeada por falhas e ruídos característicos característicos da fotografia de baixa fidelidade. 
Zaíra foi uma busca por ruídos que não surgiriam de falhas ou imperfeições na câmera, mas sim do objeto fotografado, do conteúdo visual em si. O tema do estudo era a metrópolis: o concreto, o asfalto, os cabos, as rachaduras, a sujeira, o mofo.
Zaíra é uma das cidades invisíveis descritas no livro do escritor italiano Italo Calvino: "Uma descrição de Zaíra como é atualmente deveria conter todo o passado de Zaíra. Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos para-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras."
Para garantir a qualidade óptica da imagem e permitir que o ruído surgisse do conteúdo, foi utilizada no projeto uma câmera Rolleiflex e filmes de médio formato com ISO 100. Essa escolha de equipamento e tipo de filme ajuda a minimizar a quantidade de ruído nas imagens.
(english below).
In my master's disserttion I proposed the concept of the “aesthetics of precariousness”, an aesthetic permeated by flaws and characteristic noise found in low-fidelity photography. 
This exploration was a quest for noise that would not arise from camera failures or imperfections but rather from the photographed object, from the visual content itself. The theme of the study was the urban space: the concrete, the asphalt, the cables, the cracks, the dirt, the mold.
Zaíra is one of the invisible cities described in the book by Italian writer Italo Calvino: “A description of Zaira as it is today should contain all Zaira’s past. The city, however, does not tell its past, but contains it like the lines of a hand, written in the corners of the streets, the gratings of the windows, the banisters of the steps, the antennae of the lightning rods, the poles of the flags, every segment marked in turn with scratches, indentations, scrolls."
In order to ensure optical image quality and allow the noise to emerge from the content, were used in the project a Rolleiflex camera and medium format ISO 100 films. This choice of equipment and film type helps to minimize the amount of noise in the resulting images.
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